segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Quero aumentar de peso. Mas como fazê-lo?

Há pessoas que, de facto têm um peso baixo e gostariam de pesar mais, sentem-se muito magras dado os défices de massa muscular e massa gorda e, portanto, gostariam de aumentar o peso. Usualmente, estas pessoas tendem a comer alimentos que vulgarmente são conhecidos como alimentos que nos engordam na tentativa de aumentarem de peso. Não é por aí que devem seguir, mesmo quando se necessita de aumentar de peso é fundamental fazê-lo com alimentos saudáveis que contenham hidratos de carbono, proteínas e boas fontes de gorduras.

Paralelamente a uma alimentação equilibrada e sem défices calóricos, portanto sem quaisquer restrições alimentares, estas pessoas devem fazer exercício físico de forma regular orientado essencialmente para exercícios com cargas de forma a que haja um aumento de massa muscular,
pois normalmente têm também um défice de massa muscular e só conseguem aumentar a massa muscular se fizerem trabalho muscular de força.

É de igual forma aconselhada uma suplementação essencialmente proteica que auxilie o processo de síntese proteica, ou seja, a reestruturação, a recuperação e a construção muscular. Este tipo de suplementação deverá incidir mais nos aminoácidos de cadeia ramificada, podendo conter hidratos de carbono para potenciar a síntese proteica e deve ser usualmente feita nos primeiros 30 minutos após o treino, que é quando o músculo está mais "apto" para receber estes nutrientes e promover a síntese proteica. 

Por outro lado, as pessoas que têm tendência para perder peso devem também dar enfase à recuperação muscular. A ausência de descanso e a qualidade de sono influenciam diretamente a diminuição do peso. Uma boa noite de sono permite a recuperação muscular e a ausência deste descanso facilitará a perda de massa muscular e, assim, levar à indesejada perda de peso.

Este tipo de pessoas tendem a passar muitas horas sem comer e é fundamental que façam uma gestão alimentar periodicamente, nunca ultrapassando as 3 horas, de forma a que o organismo tenha nutrientes para se construir e fazer crescer os seus tecidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário