segunda-feira, 9 de maio de 2016

Maravilhas da Aveia

A aveia é um cereal que desempenha diversos benefícios essenciais ao organismo do ser humano. 

Conheça as suas propriedades:


É depurativa - Graças à grande quantidade de aminoácidos, a aveia estimula a produção de leticina (mistura de glicolípidos, triglicéridos e fosfolípidos) no fígado, favorecendo a depuração do organismo e a renovação celular.

Controla os níveis de açúcar no sangue - A aveia é um alimento indicado para quem sofre de diabetes. Esta ajuda a melhorar a digestão do amido e a manter os níveis de glicemia estáveis. Rica em minerais como cálcio, magnésio, fósforo, ferro, zinco, além de vitaminas B1, B2, B3 e E, a aveia contém também fibras solúveis e insolúveis. A primeira atua contra o colesterol, limpando as artérias e a segunda ajuda no bom funcionamento do aparelho digestivo.

É anticancerígena - Vários estudos têm demonstrado que a aveia pode ser uma arma de proteção contra o cancro, devido aos fitoquímicos presentes neste cereal. Não é por acaso que a Associação Portuguesa de Nutricionistas aconselha o consumo de aveia aos doentes oncológicos em tratamento.

Melhora a digestão - A aveia contribui para a redução dos ácidos biliares, facilitando o trânsito intestinal e evitando a prisão de ventre. Por ser rica em hidratos de carbono de absorção lenta, a aveia mantém a sensação de saciedade durante mais tempo.

É proteica - No total, contém oito aminoácidos essenciais, o que torna a aveia uma fonte proteica de alto valor biológico. Por cada 100 gramas de aveia, 17 são proteínas.

Faz bem ao músculo cardíaco - A grande quantidade de ómega 3 e ácidos linoleicos da aveia, conhecidos como “gorduras boas”, ajudam a reduzir o colesterol mau (LDL), favorecendo as atividades do coração, a circulação sanguínea e o cérebro.

Ajuda o sistema nervoso central - Graças às vitaminas do complexo B, a aveia mantém e equilibra o correto funcionamento do sistema nervoso.

Previne os problemas da tireoide - Principalmente o hipotireoidismo. Por conter iodo, um mineral que ajuda a manter o correto funcionamento desta glândula, a aveia é um poderoso aliado do sistema endócrino.

Contém cálcio - A aveia também contém este mineral essencial para combater a osteoporose. O cálcio é necessário para uma boa saúde óssea, evitando a desmineralização.

Dá energia - Altamente energética, a aveia pode ser utilizada de várias formas: em papas, iogurte, com frutos e vegetais (batidos), na sopa, pães, bolos e tortas, massas, panquecas, como acompanhamento de frutas. Há cada vez mais snacks com aveia repletos de vitaminas e nutrientes.

Qualquer um de nós pode e deve ingerir este maravilhoso cereal, essencialmente um desportista na medida em que lhe garante uma excelente fonte proteica e de hidratos de carbono de absorção lenta, preservando de forma mais eficaz o tecido muscular e o equilíbrio dos níveis de substâncias presentes no sangue, para além de que a fome aparecerá mais tarde do que se fosse ingerido qualquer outro cereal.

Sem comentários:

Enviar um comentário